Aqualuz: projeto permitiu o tratamento de água em comunidade de Goiana (PE)

O projeto Aqualuz foi implementado na comunidade de Engenho Dois Rios II, no município de Goiana (PE), com o objetivo de tratar a água de 15 famílias da região, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O projeto, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), utiliza um sistema de tratamento de água com tecnologia da SDW, empresa de desenvolvimento de projetos socioambientais, que usa a radiação solar para obter água potável. Com isso, as famílias terão acesso de qualidade para consumo por até 20 anos.

Antes da chegada do equipamento, não havia água tratada na comunidade. Todos os moradores eram atendidos por poços, próprios ou compartilhados, e as caixas d’água eram, em unanimidade, o método mais utilizado para o armazenamento de água. Após a implementação do dispositivo e o monitoramento, foi verificado que 100% das famílias tratam a água antes de consumir e usam o Aqualuz como meio de tratamento da água.

De acordo com um dos moradores da comunidade Engenho Dois Rios, o projeto trouxe inúmeros benefícios ao local e transformou a vida das pessoas. “Nós consumimos água de poço há muito tempo e não tínhamos certeza se ela era potável ou não. Agora, com o Aqualuz, temos a segurança de que essa água é própria para o uso e não oferece riscos à nossa saúde”, conta Éverton Batista.

O Aqualuz ainda ajudou a eliminar outro problema identificado na comunidade: os casos de doenças de veiculação hídrica. Pelo menos cinco domicílios apontaram ter moradores com virose ao menos uma vez por mês e 66,7% das pessoas acreditavam que a água poderia causar e transmitir doenças, o que, de fato, acontecia. Com a utilização do Aqualuz, os casos de diarreia foram
zerados.

O projeto foi implementado na comunidade de Engenho Dois Rios II por meio da Atiaia Renováveis, que tem, entre suas iniciativas e práticas de ESG, o cuidado com as comunidades e pessoas do entorno de onde atua. Engenho Dois Rios II está localizada próxima a um dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, o Complexo Maravilhas.

A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS 6, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos. Com o Aqualuz, a Atiaia Renováveis proporciona melhor qualidade de vida e promove a saúde da comunidade.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu comentário!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

O que é a autoprodução de energia?

Conheça a Agenda 30 e os 17 ODS da ONU