Solução via derivativos de energia. O que isso significa?

A Atiaia Renováveis lançou, em agosto de 2022, sua solução Hedge de Submercado via Derivativo, em parceria com a B3. O “Swap de Submercados (PLD)” possibilita a proteção contra a variação do PLD entre diferentes submercados, trazendo maior previsibilidade, além de redução dos custos quando comparado com os contratos de energia PPA (Power Purchase Agreement), por meio de derivativos.

Este produto foi estruturado tendo como referências os valores do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) de dois submercados, publicados diariamente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a definição do montante energético a ser hedgeado. O cliente, mediante pagamento de prêmio, tem o direito de exercer a opção quando a variação do PLD entre os dois submercados for financeiramente favorável.

Como o PLD pode sofrer variações, os derivativos se tornam uma alternativa financeira para as companhias reduzirem suas exposições quando atuam em diferentes submercados.

Com a solução, a Atiaia Renováveis procurou estimular a liquidez desse tipo de instrumento de hedge via derivativos de energia, de forma que as contrapartes definam os submercados, o prazo a ser contratado e a quantidade de energia a ser protegida. Esta é mais uma das soluções diferenciadas que a empresa trouxe ao mercado, simplificando o setor energético. 

A principal diferença deste produto com os demais derivativos de energia já existentes no mercado, é que se trata de um contrato de opção que envolve a redução do risco de variação entre o PLD de dois submercados. Desta forma, ele somente será exercido caso seja favorável ao cliente. Além disso, é possível  contratar esse produto com diferentes prazos, chegando até 20 anos.

Essa ação faz parte da Atiaia impulsionando o futuro!

Data da publicação: Dezembro/2023

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe seu comentário!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Atiaia Renováveis fecha acordo com a Aché para geração de energia limpa

O que aconteceu na COP28?