A Atiaia Renováveis teve mais uma grande e importante conquista! A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Garganta da Jararaca, localizada entre os municípios de Campo Novo do Parecis e Nova Maringá, em Mato Grosso, recebeu a certificação REC Brazil e passa a ser a segunda do País a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A PCH tem 29,3 MW de potência instalada e geração anual de 185 mil MW.
Já tínhamos a única PCH do Brasil a atender aos 17 ODS, a PCH Bandeirante. Um feito, até então inédito, e que nos dá muito orgulho. Situada entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, em Mato Grosso do Sul, a PCH tem 28 MW de potência instalada e geração anual de 161 mil MWh.
Confira aqui: O que é um I-REC?
E as novidades não param por aí! A PCH Porto das Pedras, que já havia conquistado em 2021, 11 dos 17 ODS, teve a renovação do certificado e agora atende a 14 ODS. Também localizada em Mato Grosso do Sul, tem potência instalada de 28 MW e geração anual de 200 mil MWh.
É com imenso orgulho que a Atiaia recebe a certificação de uma terceira PCH. A integração dos princípios ligados ao meio ambiente, questões sociais e boas práticas de governança (ESG) faz parte da visão estratégica da companhia, direcionando cada uma das ações cotidianas. A meta da empresa busca contribuir para uma transformação sustentável no segmento energético e, inquestionavelmente, este marco é fruto da dedicação para apoiar um mundo mais sustentável.
O reconhecimento das PCHs foi realizado pelo Instituto Totum, que emite a certificação REC Brazil. O certificado é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), e tem como objetivo fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em sustentabilidade.
Data da publicação: Agosto/2023