A Atiaia Renováveis se destacou como uma das vencedoras do Leilão de Energia Nova A-5/2025, realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 22 de agosto. A empresa comercializou a energia de suas duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) cadastradas, reforçando seu compromisso com a geração de energia limpa, o desenvolvimento sustentável e a expansão da matriz energética renovável no Brasil.
PCHs Tucano e Fundãozinho: energia limpa e estratégica
O destaque da participação da Atiaia Renováveis no leilão foi a PCH Tucano, localizada no rio Verde, nos municípios de Caçu e Itarumã, em Goiás. Esse mesmo rio abriga outros empreendimentos estratégicos da companhia, como a UHE Estrela e a PCH Taboca. Com 24 MW de potência instalada e garantia física de 16,9 MW médios, a PCH Tucano teve 100% da sua energia comercializada no certame.
Confira também:
- Atiaia conquista a Certificação Lixo Zero para 100% de suas PCHs
- Qual é a diferença entre uma PCH e uma UHE?
Além disso, a Atiaia Renováveis comercializou a energia remanescente de 0,7 MW médio da PCH Fundãozinho, situada no rio Sucuriú (foto), em Paraíso das Águas, Mato Grosso do Sul.
Conquistas que fortalecem a transição energética
“A vitória no leilão reforça a estratégia da Atiaia Renováveis de investir em projetos renováveis com alto padrão técnico e ambiental, contribuindo para o fortalecimento da matriz renovável e para o avanço da transição energética no Brasil”, comenta Ivan Nord, gerente de Novos Negócios e Regulatório da Atiaia Renováveis.
Com a vitória, a Atiaia Renováveis avança como referência em projetos de energia limpa, que apoiam o crescimento sustentável da matriz energética brasileira.
Data de publicação: Setembro/2025