A Atiaia implementou uma solução inovadora para o tratamento e reaproveitamento de óleo hidráulico utilizado nas máquinas de geração de energia de suas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). O projeto-piloto, batizado de Renowatts, permitiu o tratamento de 4 mil litros de óleo e será expandido para outras PCHs.
O óleo hidráulico é utilizado em sistemas essenciais das usinas, como mecanismos de controle de comportas e acionamento de turbinas. Iniciado nos empreendimentos localizados em Mato Grosso do Sul, o Renowatts permitiu o tratamento e a reutilização do óleo de maneira contínua e eliminou a aquisição de 20 novos tambores de óleo.
Veja também: Relatório de Sustentabilidade: confira os resultados ESG da Atiaia
A quantidade reaproveitada no projeto-piloto é suficiente para atender integralmente a demanda anual das unidades de Areado, Bandeirante, Porto das Pedras e Buriti, em Mato Grosso do Sul. Com a expansão, as PCHs Canoa Quebrada e Foz do Cedro, ambas no Mato Grosso, terão a possibilidade de tratar e reaproveitar o óleo sem limite de ciclos, o que representa ganhos econômicos e ambientais relevantes.
Início do Renowatts
Idealizada por colaboradores das usinas no Mato Grosso do Sul, a iniciativa surgiu com o propósito de aprimorar o uso de recursos e promover a reutilização de insumos industriais, seguindo os princípios dos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.
Diante dos resultados positivos, a Atiaia Renováveis adquiriu um equipamento portátil, o que permitirá expandir a iniciativa para outras operações.
Certificação Lixo Zero
Como parte do compromisso ambiental, a Atiaia Renováveis conquistou em 2024 a Certificação Lixo Zero para 100% de suas PCHs em operação nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de estender o selo ao escritório de Cuiabá. A Atiaia foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a receber o selo de excelência na gestão de resíduos sólidos, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e reconhecido globalmente pela Zero Waste International Alliance.
A certificação e projetos como o Renowatts reforçam o compromisso da Atiaia Renováveis com uma gestão sustentável e responsável dos recursos, alinhada à sua política de economia circular, além de reforçar o compromisso com a eficiência operacional aliada à preservação ambiental.
Data de publicação: Dezembro/2025